terça-feira, maio 28

APO PSICOLOGIA

PRODUÇÃO TEXTUAL SOBRE
COMPORTAMENTO ALTRUÍSTA E EMPATIA


Antes de citarmos sobre comportamento altruísta e empatia, iremos identificar as suas respectivas definições:
        Segundo o dicionário Aurélio, Altruísmo -s.m. Amor desinteressado ao próximo; abnegação; filantropia. (O contrário de egoísmo). A palavra altruísmo foi criada por Auguste Comte, filósofo francês, que em 1830 a caracterizou como o grupo de disposições humanas, sejam elas individuais ou coletivas, que inclinam os seres humanos a se dedicarem aos outros. Para que uma pessoa seja altruísta ela precisa dominar os instintos egoístas que existem naturalmente em todo o ser humano, fazendo realçar as ações de benevolência, que também estão sempre presentes. É correto afirmar que instintos naturais de bondades isoladamente não constituem o altruísmo, irão constituir apenas se a pessoa conseguir tornar  continua as suas ações. Devido ao grande avanço do individualismo no mundo atual, percebemos que a maioria das pessoas não desenvolvem bem o senso de coletividade, gerando assim o aumento de pessoas egocêntricas. O comportamento altruísta é inerente ao homem,por ser também uma questão de garantia da sobrevivência. Então a única forma de propagar o comportamento altruísta,é o nosso próprio exemplo, pois devemos mudar a nossa postura em relação às outras pessoas com atitudes simples, como ceder um lugar no ônibus para uma gestante, prontificar-se a passar mais tempo com a família, ajudar um cego ou idoso a atravessar a faixa de pedestre, dentre outros. Para que a partir dessas ações possamos contribuir para relacionamentos mais saudáveis e atitudes eficazes e prósperas.

Já a Empatia segundo o dicionário Aurélio significa:s.f. Psicologia e Filosofia Faculdade de perceber de que modo uma pessoa pensa ou sente. Embora não tenhamos conhecimento direto da mente dos outros, muitas vezes podemos fazer suposições bastante precisas acerca da maneira como as outras pessoas sentem ou no que pensam. Após o meado do século XX, foram feitas pesquisas científicas sobre o comportamento empático, a empatia significa a resposta afetiva a outras pessoas, ou seja, uma resposta afetiva apropriada à situação de outra pessoa, e não à própria situação.Empatia começa com a capacidade de estar bem consigo mesmo, de perceber as coisas que não gosta dentro de você e as coisas desagradáveis da sua personalidade. Pessoas com dificuldade de entender o outro muitas vezes demonstram que possivelmente não receberam compreensão em suas necessidades e sentimentos durante sua vida. Se suas próprias necessidades não foram supridas como poderá entender as necessidades de alguém?  Sendo assim a Empatia é o modo que se tem de compreender e colocar-se no lugar da pessoa, buscando sempre sentir como se estivesse na mesmas situação vivida pelo outro. Salientando que não se trata de resolver os problemas e divergências alheias, e sim de está ciente do ocorrido emostra ser uma pessoa receptiva, sabendo ouvir e respeitando as diferenças da sociedade.Podemos concluir que estes dois tipos de conceitos estão diretamente ligados com o nosso convívio social.


Fontes de pesquisas: Acessos em 15 de Maio 2013
http://www.recantodasletras.com.br/redacoes/3135690

APO Professora: Roberta Takei

6 comentários:

Lila Marques disse...

Creio que a nossa sociedade precisa ser mais altruista e empatica, a ausência desses tipos de comportamentos nos gera desigualdade sociais.

Unknown disse...

Perfeito Lila! pensando assim como você, todos nós iremos progredir!stok

vanessa disse...

muito legal o trabalho de voces parabéns

Gerusa Silva disse...

Concordo com o texto. Precisamos sim ser empático, poder compreender as pessoas e tentar nos colocar no lugar do outro, antes de julgarmos!!

Wilma disse...

Nossa, parabéns pelo trabalho de vcs!!

Juventude Consciente disse...

Obrigada Wilma.