Resumo Informativo Texto: As rimas da Ecopedagogia: Uma
perspectiva Ambientalista
Resumo Informativo Texto: As rimas da Ecopedagogia: Uma perspectiva Ambientalista
O texto abordado trata da
ecopedagogia como uma pedagogia para promoção de um aprendizado consciente,
dando orientações a sociedade decomo se comportar diante de situações
prejudiciais ao Planeta Terra.
É impressionante como atualmente e cada vez mais na área educativa existe uma baixa freqüência da exploração de assuntos da área ambiental, trazendo assim graves conseqüências.
É impressionante como atualmente e cada vez mais na área educativa existe uma baixa freqüência da exploração de assuntos da área ambiental, trazendo assim graves conseqüências.
As diversas reflexões
sobre a ecopedagogiaque estão ao longo do presente texto descreve um
conjunto de ideais para a educação, segundo uma determinada concepção de vida
em sociedade, inclusive posiciona-se em defesa de processos políticos mais eficientes
para atingir estes ideais e a implantação de estudos de incentivo no ambiente
escolar. No entanto, não podemos nos esquecer que esse processo se insere
no complexo contexto econômico, social e cultural no qual estamos
envolvidos na atualidade. Sendo assim o conceito da realização daecopedagogia
ganha um novo significado, vai além da adoção de boas práticas ambientais,
segundo o autor hoje precisa-se da ecopedagogia não somente para tomada de
consciência, mas também permitir que esta consciência se traduza em vontade de
realizar cidadania proporcionando uma ligação entre os processos educativos. A
sustentabilidade e a preservação do meio ambiente dependem de um conjunto de
fatores combinados, entre eles uma consciência ecológica que progressivamente
vem adquirindo especificação e neste processo a educação possui um papel
destacado (Gadotti, 2000b).
De acordo com Ruscheinsky
(2002) a proposta da ecopedagogia, de algum modo, vem a ser a reposição da
pedagogia da práxis, uma vez que, consagrando a tensão entre teoria e prática,
ela abrange a todas as dimensões da vida social. Nesse sentido, a proposta
pedagógica ultrapassa a adesão a projetos de despoluição ou preservação, para
vir a compreender um desenvolvimento social sustentável. Deste
modo compreender a questão ambiental a partir de uma visão que coloca em dúvida
uma sociedade capitalista, paradigma esse atualmente voltado para as
desigualdades sociais, separando assim o homem/natureza. O homem modernodetém a
razão que a ele cabe o domínio sobre a natureza, que passou a ser considerada
mero objeto de apropriação. Para evitar essa atitudes inadmissíveis do
serhumano sobre questões vitais como a que envolve o meio ambiente e sua preservação,
defende-se o conceito de desenvolvimento sustentável, progresso esse baseado em
uma combinação de força econômica, justiça social e zelo ecológico.
O autor ainda afirma que
uma educação para a cidadania, serve para reorientar a visão de mundo e uma re-educação,
mais do que nunca frisa quanto precisamos lutar por um mundo mais justo e
produtivo, num ambiente sustentável para termos um mundo ecologicamente mais
equilibrado, tendo em vista combater o modelo econômico que é capitalista,
consumista e poluidor, e está levando ao esgotamento dos recursos naturais.
Fonte Bibliográfica:
Ruscheinsky, Aloísio
(Org.) Educação ambiental: abordagem múltiplos. Porto Alegre: Artmed,2002.
APO Professora: Aldenora Cristina
APO Professora: Aldenora Cristina