terça-feira, maio 28

APO DE HUMANIDADES I

Resumo Informativo Texto: As rimas da Ecopedagogia: Uma perspectiva Ambientalista


O texto abordado trata da ecopedagogia como uma pedagogia para promoção de um aprendizado consciente, dando orientações a sociedade decomo se comportar diante de situações prejudiciais ao Planeta Terra.
 É impressionante como atualmente e cada vez mais na área educativa existe uma baixa freqüência da exploração de assuntos da área ambiental, trazendo assim graves conseqüências.
As diversas reflexões sobre a ecopedagogiaque estão  ao longo do presente texto descreve um conjunto de ideais para a educação, segundo uma determinada concepção de vida em sociedade, inclusive posiciona-se em defesa de processos políticos mais eficientes para atingir estes ideais e a implantação de estudos de incentivo no ambiente escolar. No entanto, não podemos nos esquecer que esse processo se insere no  complexo contexto econômico, social e cultural no qual estamos envolvidos na atualidade. Sendo assim o conceito da realização daecopedagogia ganha um novo significado, vai além da adoção de boas práticas ambientais, segundo o autor hoje precisa-se da ecopedagogia não somente para tomada de consciência, mas também permitir que esta consciência se traduza em vontade de realizar cidadania proporcionando uma ligação entre os processos educativos. A sustentabilidade e a preservação do meio ambiente dependem de um conjunto de fatores combinados, entre eles uma consciência ecológica que progressivamente vem adquirindo especificação e neste processo a educação possui um papel destacado (Gadotti, 2000b).
De acordo com Ruscheinsky (2002) a proposta da ecopedagogia, de algum modo, vem a ser a reposição da pedagogia da práxis, uma vez que, consagrando a tensão entre teoria e prática, ela abrange a todas as dimensões da vida social. Nesse sentido, a proposta pedagógica ultrapassa a adesão a projetos de despoluição ou preservação, para vir a compreender um desenvolvimento social sustentável. Deste modo compreender a questão ambiental a partir de uma visão que coloca em dúvida uma sociedade capitalista, paradigma esse atualmente voltado para as desigualdades sociais, separando assim o homem/natureza. O homem modernodetém a razão que a ele cabe o domínio sobre a natureza, que passou a ser considerada mero objeto de apropriação. Para evitar essa atitudes inadmissíveis do serhumano sobre questões vitais como a que envolve o meio ambiente e sua preservação, defende-se o conceito de desenvolvimento sustentável, progresso esse baseado em uma combinação de força econômica, justiça social e zelo ecológico.

O autor ainda afirma que uma educação para a cidadania, serve para reorientar a visão de mundo e uma re-educação, mais do que nunca frisa quanto precisamos lutar por um mundo mais justo e produtivo, num ambiente sustentável para termos um mundo ecologicamente mais equilibrado, tendo em vista combater o modelo econômico que é capitalista, consumista e poluidor, e está levando ao esgotamento dos recursos naturais.


Fonte Bibliográfica: 


Ruscheinsky, Aloísio (Org.) Educação ambiental: abordagem múltiplos. Porto Alegre: Artmed,2002.


APO Professora:  Aldenora Cristina

APO PSICOLOGIA

PRODUÇÃO TEXTUAL SOBRE
COMPORTAMENTO ALTRUÍSTA E EMPATIA


Antes de citarmos sobre comportamento altruísta e empatia, iremos identificar as suas respectivas definições:
        Segundo o dicionário Aurélio, Altruísmo -s.m. Amor desinteressado ao próximo; abnegação; filantropia. (O contrário de egoísmo). A palavra altruísmo foi criada por Auguste Comte, filósofo francês, que em 1830 a caracterizou como o grupo de disposições humanas, sejam elas individuais ou coletivas, que inclinam os seres humanos a se dedicarem aos outros. Para que uma pessoa seja altruísta ela precisa dominar os instintos egoístas que existem naturalmente em todo o ser humano, fazendo realçar as ações de benevolência, que também estão sempre presentes. É correto afirmar que instintos naturais de bondades isoladamente não constituem o altruísmo, irão constituir apenas se a pessoa conseguir tornar  continua as suas ações. Devido ao grande avanço do individualismo no mundo atual, percebemos que a maioria das pessoas não desenvolvem bem o senso de coletividade, gerando assim o aumento de pessoas egocêntricas. O comportamento altruísta é inerente ao homem,por ser também uma questão de garantia da sobrevivência. Então a única forma de propagar o comportamento altruísta,é o nosso próprio exemplo, pois devemos mudar a nossa postura em relação às outras pessoas com atitudes simples, como ceder um lugar no ônibus para uma gestante, prontificar-se a passar mais tempo com a família, ajudar um cego ou idoso a atravessar a faixa de pedestre, dentre outros. Para que a partir dessas ações possamos contribuir para relacionamentos mais saudáveis e atitudes eficazes e prósperas.

Já a Empatia segundo o dicionário Aurélio significa:s.f. Psicologia e Filosofia Faculdade de perceber de que modo uma pessoa pensa ou sente. Embora não tenhamos conhecimento direto da mente dos outros, muitas vezes podemos fazer suposições bastante precisas acerca da maneira como as outras pessoas sentem ou no que pensam. Após o meado do século XX, foram feitas pesquisas científicas sobre o comportamento empático, a empatia significa a resposta afetiva a outras pessoas, ou seja, uma resposta afetiva apropriada à situação de outra pessoa, e não à própria situação.Empatia começa com a capacidade de estar bem consigo mesmo, de perceber as coisas que não gosta dentro de você e as coisas desagradáveis da sua personalidade. Pessoas com dificuldade de entender o outro muitas vezes demonstram que possivelmente não receberam compreensão em suas necessidades e sentimentos durante sua vida. Se suas próprias necessidades não foram supridas como poderá entender as necessidades de alguém?  Sendo assim a Empatia é o modo que se tem de compreender e colocar-se no lugar da pessoa, buscando sempre sentir como se estivesse na mesmas situação vivida pelo outro. Salientando que não se trata de resolver os problemas e divergências alheias, e sim de está ciente do ocorrido emostra ser uma pessoa receptiva, sabendo ouvir e respeitando as diferenças da sociedade.Podemos concluir que estes dois tipos de conceitos estão diretamente ligados com o nosso convívio social.


Fontes de pesquisas: Acessos em 15 de Maio 2013
http://www.recantodasletras.com.br/redacoes/3135690

APO Professora: Roberta Takei