De que forma a chamada
sustentabilidade sócio-econômico ambiental pode contribuir no processo de
desenvolvimento das empresas
Iremos
apresentar uma introdução abrangente à Gestão da sustentabilidade sócio
econômico ambiental no processo de desenvolvimento das
empresas, propiciando o entendimento do principal conceito técnico, e
tendências globais e suas aplicações nas empresas. O
artigo está estruturado de forma clara e objetiva apontando o conceito de
sustentabilidade nos diversos seguimentos, bem como a sustentabilidade na visão
das empresas, os desafios que as mesmas enfrentam com as novas tendências de um
mercado consumidor, e as práticas adotadas em prol da sustentabilidade e
responsabilidade ambiental. Segundo o dicionário o termo Sustentabilidade
significa um meio de modificar a civilização e as atividades humanas, e ao
mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e
agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses
ideais. Mas o que é realmente a sustentabilidade? E como esse termo
pode ser utilizado no dia a dia das empresas?
As nações adotam medidas que estão ligadas ao
conceito básico da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e
Reciclar. Com a exigência de um mercado competitivo e a nova geração
de consumidores, as empresas tendem a modificar sua produção e consequentemente
seus produtos, utilizando-se de práticas sustentáveis. Para combater o
desperdício é necessário uma mudança nos padrões de consumo, estabelecendo uma
transformação de cultura e promovendo alternativas para destinação
correta dos resíduos. Além disso, é fundamental repensar o ciclo de vida dos
produtos, com a adoção de tecnologias renováveis e mais limpas de energias,
menos utilização de matérias-primas e criação de soluções alternativas em
embalagens. Com essas práticas sustentáveis a empresa tem sido requerida a
mudar seu portfólio de produtos ou processos de produção, por exigência de
clientes ou consumidores, por questões de sustentabilidade. Agindo desta forma,
as empresas atendem as exigências da nova geração de consumidores conscientes e
corresponsáveis, sem diminuir o desenvolvimento dos negócios, pelo contrário,
com a implantação de ferramentas eficazes para mensurar programas e atividades
relacionados à sustentabilidade, as empresas garantem desenvolvimentos dos
negócios em longo prazo. Assim, evidencia-se que as práticas de
sustentabilidade são um dever de todos, pois não se cria um mundo sustentável
somente cobrando das organizações, faz-se necessário tomar atitudes em favor
dessa transformação. Ainda é preciso muito mais
empenho para que a sustentabilidade não se limite apenas à propaganda e a
promessas utópicas. Afinal, o objetivo principal precisa ser atingido, desde a
educação da sociedade até a eficácia e ética das empresas ao redor do mundo.
APO Professora: Angelina de Athayde