domingo, maio 26

APO DE EDUCAÇÃO DAS EMOÇÕES

De que forma a chamada sustentabilidade sócio-econômico ambiental pode contribuir no processo de desenvolvimento das empresas

Iremos apresentar uma introdução abrangente à Gestão da sustentabilidade sócio econômico ambiental no processo de desenvolvimento das empresas, propiciando o entendimento do principal conceito técnico, e tendências globais e suas aplicações nas empresas. O artigo está estruturado de forma clara e objetiva apontando o conceito de sustentabilidade nos diversos seguimentos, bem como a sustentabilidade na visão das empresas, os desafios que as mesmas enfrentam com as novas tendências de um mercado consumidor, e as práticas adotadas em prol da sustentabilidade e responsabilidade ambiental.  Segundo o dicionário o termo Sustentabilidade significa um meio de modificar a civilização e as atividades humanas, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. Mas o que é realmente  a sustentabilidade? E como esse termo pode ser utilizado no dia a dia das empresas?
 As nações adotam medidas que estão ligadas ao conceito básico da sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar.  Com a exigência de um mercado competitivo e a nova geração de consumidores, as empresas tendem a modificar sua produção e consequentemente seus produtos, utilizando-se de práticas sustentáveis. Para combater o desperdício é necessário uma mudança nos padrões de consumo, estabelecendo uma transformação de cultura e promovendo alternativas para  destinação correta dos resíduos. Além disso, é fundamental repensar o ciclo de vida dos produtos, com a adoção de tecnologias renováveis e mais limpas de energias, menos utilização de matérias-primas e criação de soluções alternativas em embalagens. Com essas práticas sustentáveis a empresa tem sido requerida a mudar seu portfólio de produtos ou processos de produção, por exigência de clientes ou consumidores, por questões de sustentabilidade. Agindo desta forma, as empresas atendem as exigências da nova geração de consumidores conscientes e corresponsáveis, sem diminuir o desenvolvimento dos negócios, pelo contrário, com a implantação de ferramentas eficazes para mensurar programas e atividades relacionados à sustentabilidade, as empresas garantem desenvolvimentos dos negócios em longo prazo. Assim, evidencia-se que as práticas de sustentabilidade são um dever de todos, pois não se cria um mundo sustentável somente cobrando das organizações, faz-se necessário tomar atitudes em favor dessa transformação. Ainda é preciso muito mais empenho para que a sustentabilidade não se limite apenas à propaganda e a promessas utópicas. Afinal, o objetivo principal precisa ser atingido, desde a educação da sociedade até a eficácia e ética das empresas ao redor do mundo.