terça-feira, maio 28

APO DE HUMANIDADES I

Resumo Informativo Texto: As rimas da Ecopedagogia: Uma perspectiva Ambientalista


O texto abordado trata da ecopedagogia como uma pedagogia para promoção de um aprendizado consciente, dando orientações a sociedade decomo se comportar diante de situações prejudiciais ao Planeta Terra.
 É impressionante como atualmente e cada vez mais na área educativa existe uma baixa freqüência da exploração de assuntos da área ambiental, trazendo assim graves conseqüências.
As diversas reflexões sobre a ecopedagogiaque estão  ao longo do presente texto descreve um conjunto de ideais para a educação, segundo uma determinada concepção de vida em sociedade, inclusive posiciona-se em defesa de processos políticos mais eficientes para atingir estes ideais e a implantação de estudos de incentivo no ambiente escolar. No entanto, não podemos nos esquecer que esse processo se insere no  complexo contexto econômico, social e cultural no qual estamos envolvidos na atualidade. Sendo assim o conceito da realização daecopedagogia ganha um novo significado, vai além da adoção de boas práticas ambientais, segundo o autor hoje precisa-se da ecopedagogia não somente para tomada de consciência, mas também permitir que esta consciência se traduza em vontade de realizar cidadania proporcionando uma ligação entre os processos educativos. A sustentabilidade e a preservação do meio ambiente dependem de um conjunto de fatores combinados, entre eles uma consciência ecológica que progressivamente vem adquirindo especificação e neste processo a educação possui um papel destacado (Gadotti, 2000b).
De acordo com Ruscheinsky (2002) a proposta da ecopedagogia, de algum modo, vem a ser a reposição da pedagogia da práxis, uma vez que, consagrando a tensão entre teoria e prática, ela abrange a todas as dimensões da vida social. Nesse sentido, a proposta pedagógica ultrapassa a adesão a projetos de despoluição ou preservação, para vir a compreender um desenvolvimento social sustentável. Deste modo compreender a questão ambiental a partir de uma visão que coloca em dúvida uma sociedade capitalista, paradigma esse atualmente voltado para as desigualdades sociais, separando assim o homem/natureza. O homem modernodetém a razão que a ele cabe o domínio sobre a natureza, que passou a ser considerada mero objeto de apropriação. Para evitar essa atitudes inadmissíveis do serhumano sobre questões vitais como a que envolve o meio ambiente e sua preservação, defende-se o conceito de desenvolvimento sustentável, progresso esse baseado em uma combinação de força econômica, justiça social e zelo ecológico.

O autor ainda afirma que uma educação para a cidadania, serve para reorientar a visão de mundo e uma re-educação, mais do que nunca frisa quanto precisamos lutar por um mundo mais justo e produtivo, num ambiente sustentável para termos um mundo ecologicamente mais equilibrado, tendo em vista combater o modelo econômico que é capitalista, consumista e poluidor, e está levando ao esgotamento dos recursos naturais.


Fonte Bibliográfica: 


Ruscheinsky, Aloísio (Org.) Educação ambiental: abordagem múltiplos. Porto Alegre: Artmed,2002.


APO Professora:  Aldenora Cristina

3 comentários:

Victor Scacyo disse...

Esse texto é bem complexo, mas da forma que vocês resumiram ficou facil de captar a mensagem central.

Juventude Consciente disse...

Victor o texto realmente é complexo por se tratar de um texto com função referencial, porém agradeço o comentário.

João Macedo disse...

Pessoal estou muito agradecido pela publicação do resumo nesse blog, no meu colégio a professora solicitou esse resumo porém achei ele extremamente difícil de compreender, mas vocês conseguiram resumir de forma facil. Obrigada creio que levarei um 10 depois dessa ajuda de vcs